segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

As contradições diárias sobre a educação especial que tenta ser educação inclusiva




Existem diariamente diversas discussões sobre a educação inclusiva, mais não temos ainda esta modalidade de educação acontecendo em nosso país. O que é comum ver ainda, é a educação especial, ou seja, no que se refere a matricula de pessoas com necessidades educativas especiais, na escola regular.
Os decretos e as leis são bem claros e convincentes, mais o dia-a-dia, não é tão agradável, pois as contradições e distorções são concomitantes.
Será que as pessoas com NEE escolheriam a educação inclusiva ou preferiria continuar num espaço homogêneo?
Estes espaços homogêneos poderia ser uma escola especial, que oferece profissionais, recursos e espaços propícios, que contribui com o avanço destes alunos, mais tem a ausência de outros personagens sem deficiência, o que se difere, das escolas com diferentes pessoas e singularidades, que convive todos, mais não disponibiliza profissionais capacitadissimos, recursos e espaços acessíveis, para as pessoas com NEE.
Quando acompanhamos o dia-a-dia escolar dos alunos, a gente dá de cara, com princípios e critérios, que se dizem inclusiva, mais no final, são seletivos, classificatórios e subestimáveis um exemplo, é o processo avaliativo, se analisado bem, em momento algum, contempla o aluno com NEE, pois muitas vezes, os critérios focam mais, a escrita e a leitura.
E o que dizer, de um aluno (a),que demonstrou avanços significativos,ler silabicamente,faz leitura de imagens,tem um bom raciocínio,entre outros,mais não aprendeu a ler fluente?
A educação junto dos seus fazedores de educação é claro, que existem exceções, fixam o olhar no aluno, somente no que ele escreve e ler, e deixo a passar despercebidas, habilidades que poderiam ser usadas, para superar dificuldades, no processo de aprendizagem, que não, é só aprender a ler e a escrever.
Retorno a questão da educação das pessoas com NEE,será que já foi feito uma avaliação,se realmente houve avanços na educação destas pessoas?não estou sendo pessimista,mais sim,reflexiva e realista,pois o dia-a-dia,está mostrando outras situações,que não,está sendo muito boas,pois não existe um critério claro no nosso país,para avaliar os alunos com NEE,existe muitas discussões,leituras que comentam,mais não determina.
Enquanto, não houver critérios avaliativos determinados, vamos ter alunos avançando, mais retidos, porque não sabe ler fluente ou porque não sabe calcular, e tantas e outras situações, que a gente só ver melhor, em todo final de ano. E o pior, os responsáveis por progredir ou reter, não sabe dar explicações, do porque, pois a resposta já é automática, O aluno não sabe ler, escrever, calcular... Então, como vai ser este aluno sempre vai ser retido?Ele (a) não aprendeu nada o ano todo?


Produzido por Fábia R.Lopes

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