sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estrutura e dinâmica das salas de recursos multifuncionais:


Autora do texto:Luzherminia Carvalho Lima

As salas de recursos multifuncionais são constituídas de equipamentos, mobiliários,materiais didáticos/pedagógicos e recursos de acessibilidade, organizados nas composições específicas das deficiências atendidas bem como os transtornos do desenvolvimento.
Nelas, os professores devem realizar suas atividades de assistência aos alunos com deficiências, e, no anexo, citamos os materiais que foram assegurados pelo MEC, bem como suas estruturas físicas devem ser compatíveis para o exercício dessa atividade, conforme os parâmetros legais que as assegura.
Evidentemente que esse é um kit elementar para uma sala de recursos multifuncionais e que deve ser complementado de acordo com suas necessidades (alunos atendidos) pela escola.
Chamamos a atenção, ainda, sobre o fato de que o Atendimento Educacional Especializado é constituído de parte diversificada do currículo dos alunos quando se fizer necessário, de forma a ser complementar e/ou suplementar aos serviços educacionais comuns, seguindo os conteúdos já citados nas diretrizes do MEC/SEESP.
Dessa forma, o AEE não deve ser confundido com aulas de reforço escolares ou mera repetição de conteúdos programáticos desenvolvidos em sala de aula. Trata-se de um conjunto de procedimentos específicos, mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
O uso das Tecnologias Assistivas também fazem parte das atividades desenvolvidas nas salas de Recursos Multifuncionais, visto que alguns alunos com necessidades educacionais especiais apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.

Equipamentos que compõem as salas de recursos multifuncionais, organizados na
composição do tipo I e tipo II:

◊ Sala do Tipo I:

01 Microcomputador (quantidade: 02)
02 Fones de ouvido
03 Scanner
04 Impressora laser
05 Teclado com colmeia
06 Mouse com entrada para acionador
07 Acionador de pressão
08 Lupa eletrônica
09 Bandinha Rítmica
10 Dominó
11 Material dourado
12 Esquema corporal
13 Memória de numerais
14 Tapete quebra-cabeça
15 Software para comunicação alternativa
16 Sacolão criativo
17 Quebra-cabeças sobrepostos (sequência Lógica)
18 Dominó de animais em Língua de Sinais
19 Memória de antônimos em Língua de Sinais
20 Conjunto de lupas manuais
21 Dominó com textura
22 Plano inclinado – estante para leitura.
23 Mesa redonda (quantidade: 01)
71 Atendimento Educacional Especializado
Nº de ordem Especificações
24 Cadeiras para computador (quantidade: 02)
25 Cadeiras para mesa redonda (quantidade: 04)
26 Armário (quantidade: 01)
27 Mesa para computador (quantidade: 02)
28 Mesa para impressora (quantidade: 01)
29 Quadro melanínico (quantidade: 01)

◊ Sala do Tipo II:

Contém todos os materiais da sala tipo I, acrescidas de recursos de acessibilidade específicos para alunos com deficiência visual, descrito abaixo:

01 Impressora Braille
02 Máquina Braille
3 Reglete de mesa
04 Punção
05 Soroban
06 Guia de Assinatura
07 Globo Terrestre adaptado
08 Kit de desenho geométrico adaptado
09 Calculadora sonora
10 Software para produção de desenhos gráficos e táteis
Sugestão de textos complementares que auxiliarão na compreensão da discussão
apresentada:

REFERÊNCIAS:

ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e Psicologia: Critica ao Psicologismo na
Educação. 2ª Ed. São Paulo. Loyola, 1.987 (Coleção “EDU – AÇÃO” – 2 ).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo : Cortez, 1.994. (Coleção magistério 2º
grau. Série Formação do professor).
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática Teórica/ didática prática: para além do
confronto. 5ª Ed. São Paulo. Loyola, 1.997. (Coleção Magistério em ação 1).
MASSETO, Marcos. Didática: A aula como centro. São Paulo: FTD, 1.994. – (Coleção
aprender e ensinar).
72 Atendimento Educacional Especializado
MEC/SEESP/ SEED -Kit Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (AEE)
Formação continuada a distancia de professores para o AEE, 2008.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 16ª Ed. São Paulo: Ática, 1.993.
ROGERS, Carl Ransom. Liberdade de Aprender em nossa década. Porto Alegre, Arte
Médicas, 1.985.
_____________________ Tornar-se Pessoa. 3ª Ed. São Paulo, Martins Fontes, 1.977.
(Série psicologia e pedagogia).
SANT’ANNA, Ilza Martins; MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: Aprender a Ensinar. 5ª
Ed. São Paulo. Loyola, 1.997(Coleção Escola e Participação).
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade.
9ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de; SILVA, Eurides Brito da. Como entender e aplicar
a nova LDB: Lei nº 9.394/96. São Paulo: Pioneira, 1997.
Meios Eletrônicos
BRASIL – MEC/SEESP – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades
Educacionais Especiais. Incluído em 10/03/2002. Acesso em 12/11/2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário